EEEFM ELICE BAPTISTA
GÁUDIO
O PEDAGOGO E O PROFESSOR COORDENADOR DE ÁREA COMO ARTICULADORES DO
PROCESSO PEDAGÓGICO DA ESCOLA
Nome: Thalita Santos Amaral (Professora de
Ciências e PCA)
Turno: Vespertino
2020
Profª Thalita Santos
Amaral
TEMA: Saúde/COVID -19
INTRODUÇÃO
O Ministério da Educação (MEC) divulgou o protocolo para retorno às aulas
presenciais, mesmo sem previsão de data para sua efetivação.
Ainda em meio a uma situação bem
complicada quanto aos índices de contágio do novo coronavírus no Brasil,
o MEC estabeleceu
protocolo de biossegurança com medidas restritivas para a
volta das aulas em instituições federais de ensino.
Nesse sentido, o objetivo é minimizar o risco de contágio do
novo coronavírus entre alunos, professores e funcionários, garantindo a
segurança de todos os envolvidos.
O documento apresenta desde orientações
usuais, como o uso da máscara e a utilização de álcool para a higienização das
mãos, a recomendações mais específicas. Como, por exemplo, o escalonamento das
equipes e o trabalho remoto para os funcionários que fizerem parte dos grupos
de risco.
Nesse sentido, o protocolo estabelece o
distanciamento de 1,5 metro ao menos entre as pessoas, além do aferimento da
temperatura de todos aqueles que tiverem acesso ao interior das universidades e
institutos.
Considerando a possibilidade de um breve
retorno, quais as normas de segurança que devem ser seguidas na nossa escola? Quais
são os equipamentos indispensáveis para essa nova etapa? Como deverá ser a nova
etiqueta respiratória e comportamental dos estudantes mediante esse novo
contexto pandêmico?
TAREFA
Elabore
uma cartilha personalizada contendo as principais informações e recomendações aos
estudantes, com relação aos cuidados com o COVID-19 para que as aulas
presenciais se deem de forma segura. A melhor cartilha será utilizada pela
escola e socializada com os demais estudantes como meio de divulgação de
procedimentos.
PROCESSOS
Orientações
para desenvolvimento da atividade:
1° - Leia
a folha informativa disponibilizada pela Organização Pan Americana de Saúde,
disponível no tópico Recursos.
2º - A Fiocruz tem
produzido uma série de materiais informativos sobre a pandemia da doença
pelo SARS-CoV-2 (Covid-19). Faça download e leitura de tais materiais
disponíveis. Link situado no tópico Recursos.
3º - Assista aos vídeos indicados no tópico Recursos.
4º - Verifique os diferentes modelos de cartilha
disponíveis para só então criar o seu.
5º - Aprenda a como montar uma cartilha/folder utilizando o
Word como ferramenta. O tutorial está disponível no tópico Recursos.
6º - Após a avaliação, o professor selecionará uma das
cartilhas para ser utilizada pela organização escolar e divulgada entre os
estudantes.
RECURSOS
1-
Folha
informativa da Organização Pan Americana de Saúde.
https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875
2- Material para download com as
principais informações de prevenção ao COVID-19 disponibilizado pela FIOCRUZ.
https://portal.fiocruz.br/coronavirus/material-para-download
3- Vídeos
3.1 -
Retorno às aulas na China
https://www.youtube.com/watch?v=G1F7VteyIOE
https://www.youtube.com/watch?v=GocMGs7iLks
3.2
- Plano para retomada das
aulas presenciais no Brasil
https://www.youtube.com/watch?v=H17xmTm6ALY
4-
Modelos
de cartilha
https://cnbpr.org.br/2020/03/20/cnb-pr-divulga-cartilha-de-prevencao-ao-coronavirus-covid-19/
5-
Como
fazer Folder no Word
https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2018/05/como-fazer-folder-no-word.ghtml
AVALIAÇÃO
Valor:
10 pontos
Rubrica |
Descrição |
Pontuação |
Conteúdo
informativo |
Diversidade
de informações/procedimentos, conhecimento do tema e capacidade crítica de
seleção dos assuntos. |
5,0 |
Características
de compilar e organizar informações |
Clareza
das ideias, utilização de linguagem adequada, coerência e coesão, inovação,
criatividade. |
2,5 |
Correção
gramatical |
Norma
culta na escrita. |
0,5 |
Estética
da cartilha |
Organização
de dados, clareza, inovação e montagem. |
2,0 |
CONCLUSÃO
A
partir da seleção e leitura do material, bem como confecção da cartilha
espera-se que o estudante amadureça seus conhecimentos acerca da doença, bem
como desenvolva um pensamento crítico a partir da percepção da importância do
conhecimento científico como ferramenta no combate às doenças. Espera-se ainda
desenvolvimento prático nas áreas de escrita, ciência e arte.
REFERÊNCIAS
https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875
https://portal.fiocruz.br/coronavirus/material-para-download
https://www.youtube.com/watch?v=G1F7VteyIOE
https://www.youtube.com/watch?v=GocMGs7iLks
https://www.youtube.com/watch?v=H17xmTm6ALY
https://cnbpr.org.br/2020/03/20/cnb-pr-divulga-cartilha-de-prevencao-ao-coronavirus-covid-19/
PUBLICAÇÃO
Todas as
cartilhas serão verificadas e corrigidas. Logo após serão publicadas nos
stories das redes sociais da escola. A cartilha selecionada será utilizada como
mecanismo de divulgação de normas e procedimentos no âmbito escolar, bem como
ficará postada no feed.
Nenhum comentário:
Postar um comentário